Não quero demitir meus funcionários, quais as minhas alternativas?

O capital humano é um dos bens mais preciosos de uma empresa. Com a pandemia do Covid-19 e as medidas de isolamento social indicadas como prevenção da disseminação do novo vírus, muitos negócios têm enfrentado graves crises financeiras, mas existem algumas maneiras de manter o quadro de funcionários durante a crise. ✅

🏠 Empresas que trabalham com tecnologia podem optar pelo teletrabalho (home office), mantendo os funcionários em casa, sem prejuízo para a produção e entrega dos serviços prestados.

Outra opção é adiantar férias, feriados e zerar os bancos de horas, mantendo os trabalhadores afastados por um período que já estava previsto no caixa da empresa e ganhando tempo para a situação da saúde mundial se estabilizar. ⏰

Investir em capacitação dos profissionais também é uma alternativa para manter os funcionários e melhorar o rendimento após a pandemia.

⚖️ Para as empresas que estão sofrendo mais com o dinheiro em caixa, o Governo Federal apresentou uma medida provisória que permite a suspensão dos contratos de trabalho por até 60 dias. Nesses casos o Governo será responsável pelo pagamento dos salários (por meio do seguro-desemprego), porém eles terão direito a estabilidade para dois meses além do período da suspensão contratual.

A MP publicada em abril também permite a redução de jornada de trabalho e salários em 25%, 50% e 70%. Essa medida é válida por até 90 dias e também garante estabilidade pelo mesmo período após o retorno do trabalhador ao contrato normal.

🤝🏼 Os acordos podem ser feitos de maneira individual e coletiva, e neste momento de crise econômica a orientação de forma geral é obter um acordo amigável entre as partes.

Nós, do escritório Gago Barbosa e Bossoni seguiremos compartilhando informações importantes durante este período, alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos na economia, relacionados ao COVID-19. 👊

Ficou com dúvidas? Comente abaixo, estaremos à disposição para orientá-lo.

Compartilhe:

Mais Posts

Preencha o formulário e fale conosco: